O Windows 10 é bom ou ruim? Você pode ter dúvidas sobre isso antes de fazer o upgrade ou adquirir um aparelho com este sistema operacional, pois o Windows 10 recebe críticas pesadas em alguns aspectos. No post de hoje das Soluções MiniTool , mostramos 7 desvantagens desse sistema operacional, além de algumas dicas úteis para você.

O Windows 10 Não Atende às Expectativas

Como o sistema operacional mais recente da Microsoft, o Windows 10 chamou a atenção dos usuários em todo o mundo por causa das grandes mudanças em sua estrutura. Atualmente, existem mais de 800 milhões de usuários do Windows 10.

Embora o Windows 10 seja o sistema operacional de desktop mais popular, muitos usuários ainda têm várias queixas sobre ele, pois o Win10 costuma causar diversos problemas. Entre eles, citam-se falhas no Explorador de Arquivos, problemas de compatibilidade do VMWare, atualizações do Windows que excluem dados do usuário , etc.

Essa variedade de problemas deixa muitos usuários frustrados. Talvez você tenha feito o upgrade para o Windows 10 e revertido para o Windows 7/8 após considerar os prós e contras.

Na parte a seguir, vamos orientá-lo em detalhes sobre algumas análises negativas do Windows 10 e você saberá claramente por que alguns usuários consideram o Windows 10 como um sistema operacional ruim.

Por Que o Windows 10 Não é um Bom Sistema Operacional (7 Motivos)

1. Espionagem e privacidade

O Windows 10 contém funções novas que permitem armazenar e transferir dados sobre a atividade de seus usuários. A partir desse sistema, a Microsoft pode capturar todos os seus metadados.

Ou seja, essa empresa gigante coleta o que você faz com seus dados, quanto tempo trabalha com certos programas, entre outras informações. O fato é que isso produz uma imagem completa e perfeita de suas atividades, e a Microsoft tem executado esse procedimento sem prejuízo de sua imagem com o público.

A Microsoft chama essa coleta de dados de “telemetria”, considerada uma função útil para dar suporte aos usuários e rastrear bugs. Infelizmente, você não pode desativá-la.

Dica: Se você está preocupado com a privacidade do seu computador, é possível alterar algumas configurações do Windows 10. O post Verifique Já Suas Configurações de Privacidade do Windows 10 traz dicas úteis para você .

2. Atualizações Automáticas Forçadas

Um aspecto bastante negativo do Windows 10 consiste em suas atualizações automáticas forçadas. Nas versões antigas do sistema operacional Windows, a atualização era opcional. Ou seja, você podia decidir se atualizava automaticamente seu sistema ou se dispensava a atualização. Esse recurso era bastante útil.

No entanto, o Windows 10 alterou sua estratégia de atualização e sempre força você a atualizar para a última versão e instalar os patches mais recentes. A Microsoft faz isso para permitir que você obtenha sempre os melhores recursos disponíveis.

configurando a atualização para o Windows 10

No entanto, de acordo com os críticos, esta é uma estratégia da Microsoft para encobrir uma falha de design no sistema operacional para que possa corrigir qualquer problema óbvio sem o conhecimento do usuário.

Além disso, as reinicializações necessárias para a atualização são bastante inconvenientes, e os problemas de atualização como definições de Wi-Fi em falta nos dispositivos Surface e erros de tela azul são frequentes. Se a empresa se esforçasse mais para evitar esses problemas, seria mais fácil aceitar as atualizações compulsórias.

Dica: É possível suspender as atualizações automáticas do Windows 10. Para saber como fazer isso, consulte nosso post anterior Como Desativar o Windows Update . Na verdade, as atualizações podem ser interrompidas por um período de tempo definido, mas não em caráter 100% permanente.