O que é o Samsung 860 EVO? Como instalar o SSD SSD Samsung 860 EVO em um notebook ou PC desktop? É possível instalar o Samsung 860 EVO sem reinstalar o sistema operacional? Esta postagem da MiniTool traz detalhes, dicas e tutoriais sobre a instalação do SSD Samsung 860 EVO no Windows 10.

O que é o SSD Samsung 860 EVO?

Como é de conhecimento geral, a Samsung tem ampla popularidade na indústria eletrônica e desenvolve vários dispositivos de armazenamento, incluindo unidades de estado sólido , SSDs portáteis, cartões de memória, entre outros. Os SSDs produzidos pela Samsung possuem apresentações em várias séries diferentes, como 470, 750, 830, 850, 860, 950, 960 e 970.

Dentre os modelos disponíveis, o Samsung 850 EVO e Samsung 860 EVO são escolhidos pela maioria dos usuários devido ao seu alto desempenho, recursos úteis e preços acessíveis. Em particular, o SSD Samsung 860 EVO é mais popular, pois utiliza o V-NAND mais recente e um controlador robusto baseado em algoritmo, além de contar com uma ampla variedade de formatos e capacidades compatíveis.

Além disso, o SSD Samsung 860 EVO possui alta velocidade de leitura e gravação. Sua velocidade de leitura e gravação sequencial pode atingir, respectivamente, até 550 MB/s e 520 MB/S. Ele também tem grande capacidade de armazenamento, alcançando até 4TB.

Devido ao seu bom desempenho e grande capacidade, o SSD Samsung 860 EVO é a escolha de um grande número de pessoas que buscam melhorar o desempenho de seus notebooks ou PCs desktop . No entanto, muitos usuários não sabem como realizar a instalação adequada do SSD Samsung 860 no Windows 10.

Portanto, na parte a seguir, mostraremos como instalar o Samsung 860 EVO em um PC desktop ou notebook sem reinstalar o sistema operacional. Em geral, esse processo inclui 3 etapas principais.

Como Instalar o Samsung 860 EVO Sem Reinstalar o Sistema Operacional (3 Etapas)

  • 1ª Etapa: Inicializar o SSD Samsung 860 EVO
  • 2ª Etapa: Clonar o sistema operacional para o SSD Samsung 860 EVO
  • 3ª Etapa: Instalar o SSD Samsung 860 EVO no notebook ou computador desktop

Como Instalar o Samsung 860 EVO Sem Reinstalar o Sistema Operacional (3 etapas)

Como todos os dados importantes do seu computador são armazenados no disco rígido, se você substituir o seu HD por um novo, esses dados serão perdidos. Assim, se você deseja instalar o SSD Samsung 860 EVO sem perder dados ou sem reinstalar o sistema operacional, continue lendo. Mostraremos como executar a instalação do SSD Samsung 860 EVO no Windows 10 com um guia passo a passo.

1ª Etapa: Inicializar o SSD Samsung 860 EVO

Para instalar o SSD Samsung 860 EVO, é necessário inicializá-lo primeiro. Você pode fazer isso no Gerenciamento de Disco .

Confira o tutorial abaixo.

  1. Conecte o SSD Samsung 860 EVO ao seu computador. Você pode conectá-lo com o cabo SATA.
  2. Em seguida, comece a inicializar o SSD Samsung 860 EVO.
  3. Pressione a tecla Windows e a tecla R juntas para abrir a caixa de diálogo Executar .
  4. Digite diskmgmt.msc na caixa e clique em OK para abrir o Gerenciamento de Disco. Clique aqui para saber mais sobre o Gerenciamento de Disco.
  5. Em seguida, a janela Inicializar Disco aparecerá automaticamente. Você pode optar por inicializar o SSD Samsung 860 EVO como mbr ou GPT . Clique em OK para continuar. Confira a postagem Guia MBR x GPT: Saiba as Diferenças e Qual é a Melhor Opção para saber mais.

inicializar Samsung 860 EVO SSD

Após inicializar o SSD Samsung 860 EVO, você pode criar novas partições nele.

2ª Etapa: Clonar o Sistema Operacional Para o SSD Samsung 860 EVO

Para instalar o Samsung 860 EVO sem reinstalar o sistema operacional e sem perder dados, você pode optar por clonar o SO e todos os arquivos do disco rígido original para o novo. Portanto, esta seção mostrará como clonar o sistema operacional para o SSD Samsung 860 EVO.

Para clonar o SO de um HDD para SSD sem perder dados , você pode utilizar o software de backup profissional do Windows MiniTool ShadowMaker. Seu recurso Clonar Disco permite clonar o sistema operacional para o SSD Samsung 860 EVO sem perda de arquivos.

Além de clonar o disco, o MiniTool ShadowMaker também pode fazer backup de arquivos, pastas, discos, partições e do sistema operacional. Este programa também ajuda a restaurar o sistema operacional para uma data anterior, desde que a imagem do sistema seja criada antes.

Assim, com tantos recursos poderosos e fáceis de usar, você pode usar este programa para clonar o sistema operacional para um novo SSD antes de executar a instalação do Samsung SSD 860 no Windows 10.

Confira o tutorial.

1. Clique no botão a seguir para baixar o MiniTool ShadowMaker. Se preferir, você pode optar por comprar uma edição avançada .

Download grátis

2. Instale o programa em seu computador.

3. Clique em Continuar Teste .

4. Clique em Conectar na seção Este Computador para entrar na interface principal.

clique em Conectar neste computador para entrar em sua interface principal

5. Após entrar em sua interface principal, vá para a página Ferramentas .

6. Clique em Clonar Disco para continuar.

escolha Clonar Disco

7. Na janela pop-up, você deve selecionar a origem da clonagem do disco. Clique no módulo Origem para continuar. Aqui, selecione o disco rígido original como fonte e clique em Concluir para continuar.

selecione a origem do clone do disco

8. Em seguida, clique no módulo Destino para selecionar o disco onde você deseja salvar todos os arquivos e o sistema operacional. Aqui, você deve selecionar o SSD Samsung 860 EVO como o disco de destino. Por fim, clique em Concluir .

selecione o disco de destino

9. Clique em OK .

Dica: Você receberá uma mensagem de aviso informando que todos os dados no disco de destino serão destruídos durante o processo de clonagem. Se você tiver arquivos importantes no disco onde quer gravar o resultado da clonagem, por favor, faça backup desses dados primeiro.

10. Depois disso, a clonagem de disco terá início. O processo pode demorar um pouco e o tempo total depende do número de arquivos em seu disco rígido original. Por favor, não interrompa o andamento até que esteja concluído.

comece a clonar o disco

Quando o processo de clonagem do disco for concluído, você receberá uma mensagem de aviso informando que o disco de origem e o disco de destino têm a mesma assinatura. Assim, você precisa remover ou desconectar qualquer um deles. Observe que, se você deseja inicializar o computador a partir do disco de destino, deve alterar primeiro as configurações do BIOS.

leia a mensagem de aviso com atenção

Quando todas as etapas forem concluídas, você terá clonado o sistema operacional para o SSD Samsung 860 EVO com sucesso. Agora, é hora de instalar o SSD Samsung 860 EVO no seu notebook ou PC desktop.

Observação: Além do MiniTool ShadowMaker incluir o recurso de clonagem do SO para o SSD Samsung 860 EVO, o gerenciador de partição profissional MiniTool Partition Wizard também pode executar esse tipo de tarefa.