Para iniciantes, instalar o Arch Linux pode ser um trabalho difícil. Nesta postagem, a MiniTool traz um guia de instalação completo do Arch Linux para iniciantes, incluindo vários links para ajudá-los a aprender mais sobre o que é e como funciona Arch Linux.

Introdução ao Arch Linux

Lançado em 2002, o Arch Linux é uma distribuição Linux baseada em arquitetura x86-64. Como uma das distribuições Linux mais populares, o Arch Linux tem as seguintes características:

  • É gratuito e de código aberto.
  • Incentiva a comunidade a participar de sua construção.
  • Possui gerenciador de pacotes pacman e Repositório de Usuário Arch (AUR).
  • Adere ao princípio KISS (máxima simplicidade). Dessa forma, você pode escolher os componentes do sistema que quer usar durante a instalação para evitar qualquer excesso de softwares pré-instalados inúteis. Isso também significa um alto nível de personalização.
  • Ele adota um modelo de lançamento contínuo, ou seja, não há a chamada atualização de versão principal – cada atualização regular manterá o sistema e o software no estado mais recente.
  • Não possui interface gráfica (requer instalação manual adicional), por isso o processo de instalação é mais difícil.

Observação: Desde 2017, o Arch Linux interrompeu o suporte à arquitetura i683 (32 bits).

Como instalar o Arch Linux

Se você é um iniciante no Linux, recomendamos que faça dual boot (inicialização dupla) no Arch Linux e no Windows para evitar maiores problemas. Quanto ao guia de instalação do Arch Linux, você pode seguir os passos abaixo:

Passo 1: Acesse a página oficial de download do Arch Linux para obter o arquivo ISO. Em seguida, grave a imagem ISO em uma unidade USB com Etcher, Rufus ou outras ferramentas de gravação.

Passo 2: Clique no botão abaixo para baixar grátis o MiniTool Partition Wizard. Esta ferramenta pode ajudá-lo a instalar o Arch Linux com mais facilidade.

Download grátis

Passo 3: Inicie o MiniTool Partition Wizard e fique atento ao tipo de disco ( mbr ou GPT ) onde o Arch Linux deve ser instalado. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em uma partição no disco e escolha Mover/Redimensionar .

mover/redimensionar partição

Passo 4: Na janela pop-up, você tem duas opções: 1. arrastar a seta para redimensionar (reduzir ou estender) a partição; 2. arrastar a caixa de partição para mover a partição. Com esses métodos, você pode redimensionar e mover todas as partições para criar espaço não alocado. Por fim, clique no botão OK .

arraste a seta para redimensionar a partição

Passo 5: Clique no botão Aplicar para executar a operação pendente (ao mover/redimensionar certas partições, como a unidade C, o PC pode exigir uma reinicialização).

clique no botão Aplicar

Passo 6: Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e selecione Criar .

criar uma partição

Passo 7: Na janela pop-up, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Na caixa ao lado de Criar Como , escolha Primário para um disco GPT ou escolha Lógico para um disco MBR (o disco MBR não pode conter mais de 4 discos primários. Para saber mais, confira o artigo MBR x GPT ).
  • Na caixa ao lado de Sistema de Arquivo , escolha a opção Linux Swap ou Ext4 . Desta forma, você pode criar uma partição swap ou Ext4. Muitos usuários podem querer criar várias partições Ext4 para montar em diretórios como “ /boot ", "/", " /home ", etc.
  • Em Tamanho e Local , arraste a seta para redimensionar a partição. Por fim, clique em OK

criar um swap Linux ou partição Ext4

Passo 8: Repita o processo de criação de partição até criar partições suficientes. Depois, verifique o layout das partições e clique no botão Aplicar se estiver tudo OK.

verifique o layout da partição

Leitura adicional:

Se você decidir instalar o Arch Linux em um novo HD (por exemplo, o Disco 3 na figura acima), você deve inicializar o disco em MBR ou GPT primeiro. Depois disso, você pode continuar a executar as operações acima.

Passo 9: Conecte o disco ou pen drive de instalação do Arch Linux ao seu PC e reinicie o computador. Depois que o PC for reinicializado, pressione a tecla BIOS que aparece na tela para entrar no Firmware. No firmware, defina a sequência de inicialização para fazer o computador inicializar a partir do disco ou pen drive (ou você pode pressionar a tecla do menu de inicialização para fazer o PC inicializar a partir do pen drive mais rapidamente).

Passo 10: Após inicializar a partir do pen drive ou disco, você deverá ver a imagem a seguir. Se entrar no Windows diretamente, verifique se a sequência de inicialização foi definida com sucesso. Caso não veja esta interface, verifique se a mídia de instalação USB foi criada corretamente. Na imagem, escolha a opção Boot Arch Linux (x86_64).

Boot Arch Linux (x86_64)

Passo 11: O Arch começará a carregar os arquivos. Após a conclusão do carregamento, você entrará em uma interface com um prompt de comando. Nesta interface, você deve executar uma série de comandos para instalar o Arch Linux em seu disco. Se você não estiver familiarizado com as operações comuns na linha de comando, aprenda as seguintes teclas de atalho úteis com antecedência:

  • Tab: Linha de comando de preenchimento automático.
  • ↑(Ctrl+p): Mostrar o comando anterior.
  • ↓(Ctrl+n): Mostrar o próximo comando.
  • Ctrl-C: Encerrar o comando atualmente em execução.

Interface de prompt de comando do Arch Linux

Passo 12: Defina o layout do teclado. Se você não quiser alterar o layout de teclado padrão dos EUA, pule esta etapa.

  • Use o comando " ls /usr/share/kbd/keymaps/**/*.map.gz " para listar todos os layouts de teclado disponíveis
  • Use o comando " loadkeys KEYMAP " para definir o mapa de teclas que você deseja usar.

Passo 13: Conecte-se à Internet. A instalação do Arch Linux não pode ser concluída offline, porque o sistema precisa baixar os componentes necessários. Para conectar-se, consulte os passos abaixo:

Se você usa uma rede com fio e o roteador suporta DHCP:

  • Conecte o cabo de Internet e execute o comando " dhcpcd " para obter o endereço IP.
  • Execute o comando " ping -c 3 google.com " para determinar se a conexão de rede está normal. Se você consegue ver algo como a imagem a seguir, isso significa que você está conectado à rede:

verifique a conexão de rede com fio

Se você usa uma rede sem fio:

  • Execute o comando " iwctl " para entrar em um ambiente de linha de comando começando com [ iwd ].
  • Execute o comando " device list " para listar todos os dispositivos de placa de rede disponíveis atualmente. Lembre-se do nome da placa de rede sem fio que você está usando ( wlan0 neste exemplo) na coluna Name , porque os comandos a seguir pedirão esse nome.
  • Execute o comando " station wlan0 scan " para fazer uma varredura de rede sem fio. No comando, você deve substituir " wlan0 " pelo nome da placa de rede sem fio que está usando.
  • Execute o comando " station wlan0 get-networks " para listar as redes sem fio que estão sendo verificadas. Substitua " wlan0 " pelo nome da sua rede sem fio.
  • Execute o comando " station wlan0 connect CatAndPomelo " para conectar sua placa de rede ( wlan0 ) à rede designada ( CatAndPomelo ). Você deve substituir os nomes dos dois itens de acordo com seu caso e suas definições pessoais.
  • Se a rede tiver uma senha, você será solicitado a digitá-la e pressionar Enter para confirmar.
  • Se tudo correr bem, você estará conectado à rede. Em seguida, execute o comando " quit " para sair do iwd . Depois disso, use o comando ping acima para testar a conexão de rede.

conectar à rede sem fio

Observação: Se você encontrar problemas ao configurar a rede, confira algumas soluções nas seguintes postagens: Configuração de rede e Configuração de rede sem fio .