Quanto espaço é necessário para criar um banco de dados LDM em um disco dinâmico? Por que é preciso deixar espaço livre para o banco de dados em um disco dinâmico e como fazer isso? Nesta postagem, a equipe dos Softwares MiniTool responde essas perguntas em detalhes e mostra algumas maneiras fáceis de converter um disco dinâmico em disco básico.

Sobre o Banco de Dados do Disco Dinâmico

Às vezes, você pode querer converter seu disco em dinâmico para ter maior flexibilidade e opções mais úteis à sua disposição do que com o disco básico . De fato, o disco dinâmico é mais popular que o disco básico entre os profissionais.

Você pode usar a ferramenta Gerenciamento de Disco para converter seu disco básico em dinâmico sem perder dados. Basta clicar com o botão direito do mouse no disco básico, escolher a opção Converter para Disco Dinâmico no menu suspenso e seguir as instruções na tela para concluir o processo.

No entanto, é possível que você não consiga ativar o recurso Converter em Disco Dinâmico e receba a seguinte mensagem de erro: Não há espaço suficiente disponível no(s) disco(s) para concluir esta operação .

converter para erro de disco dinâmico

Por que esse erro ocorre? Por que você precisa de espaço livre suficiente no disco para realizar esta operação?

Na verdade, cada disco dinâmico possui um banco de dados LDM que é usado para rastrear informações sobre volumes dinâmicos no computador. É um recurso essencial para um disco dinâmico. Se não houver espaço suficiente no disco básico para o banco de dados, você não poderá convertê-lo em um disco dinâmico.

De quanto espaço um disco dinâmico precisa para o banco de dados LDM?

O banco de dados ocupa apenas 1 megabyte (MB) no disco. Além disso, a localização do banco de dados é determinada pelo estilo de partição ( GPT ou MBR ) do disco.

No disco gpt , uma parte do espaço é destinada para a Partição Reservada Microsoft (MSR) para fornecer um espaço alternativo de armazenamento de dados. O banco de dados do disco dinâmico está localizado na partição reservada. Por sua vez, no disco mbr , o banco de dados fica localizado em uma área de 1 MB no final do disco, que pode estar ocupada no disco básico.

Para a maioria dos usuários, é difícil verificar o banco de dados na partição reservada ­­— porém, se você estiver usando o MBR, é possível saber se há 1 MB no final do disco. Basta continuar lendo para saber como proceder.

Como Saber Se Há Espaço Suficiente Para o Banco de Dados no Disco Dinâmico

Se você quer verificar se há espaço suficiente no final do disco para criar o banco de dados no disco dinâmico, o Gerenciamento de Disco pode ser sua primeira opção. No entanto, essa ferramenta integrada só consegue informar o espaço não alocado, e não fornece informações sobre sua localização.

Por exemplo, a imagem a seguir mostra as propriedades do meu disco básico. Na aba Volumes , você pode ver que o disco possui 1 MB de espaço não alocado que deveria atender ao requisito do banco de dados do disco dinâmico. No entanto, encontramos o mesmo erro ao convertê-lo em um disco dinâmico, o que indica que esse armazenamento de 1 MB não está no final do disco.

verifique o espaço não alocado no gerenciamento de disco

Nesse caso, talvez seja necessário usar um programa profissional de terceiros para verificar o armazenamento necessário e sua localização. O MiniTool Partition Wizard é altamente recomendado para executar essa tarefa. Basta clicar no botão a seguir para baixar e instalar este software em seu computador.

Download grátis

Passo 1 : Depois de iniciar o programa, clique com o botão direito do mouse no disco básico e selecione Propriedades para abrir a seguinte janela. Aqui, você deve ficar atento e anotar os dados de dois itens e seus valores: Bytes Por Setor e Setores Físicos .

propriedades do disco

Passo 2 : Em seguida, volte para a interface principal, clique com o botão direito do mouse na última partição do disco e selecione Propriedades para obter informações detalhadas sobre a partição. Vá para a aba Informações da Partição e você poderá ver o Último Setor Físico da partição.

Se o valor deste item for menor que o dos Setores Físicos mencionados acima, isso significa que existe espaço não alocado no final do disco. A diferença entre eles é o número de setores do espaço não alocado.

propriedades da partição

Passo 3 : Agora você precisa descobrir o tamanho do espaço não alocado. Para isso, basta multiplicar o número de setores físicos não alocados pelo valor indicado em Bytes Por Setor . O resultado da multiplicação é o tamanho do espaço não alocado no final do disco. Não se esqueça de converter bytes em megabytes.

Se houver 1 MB ou mais, você pode converter seu disco básico em dinâmico sem problemas. Por outro lado, se não houver armazenamento suficiente para o banco de dados no disco dinâmico, você precisará liberar espaço nele.

De quanto espaço um disco dinâmico precisa para o banco de dados LDM? Leia esse post para saber mais. Clique para tweetar

Como Reservar Espaço Para o Banco de Dados LDM no Disco Dinâmico

Após aprender sobre o erro que pode ocorrer ao converter o disco básico em dinâmico e sua causa, é hora de descobrir como corrigi-lo. Na verdade, para garantir que haja armazenamento suficiente para o banco de dados no disco dinâmico, você só precisa reduzir a última partição do disco.

Existem três formas possíveis de fazer isso. Mostraremos cada uma a seguir em detalhes; basta escolher o método mais adequado às suas necessidades para reduzir a partição.

Atenção: É arriscado reduzir uma partição, especialmente uma partição bruta (sem um sistema de arquivos ) que contém dados, pois a redução da partição pode destruir os dados existentes. Assim, é recomendável fazer backup da partição com antecedência.

1º Método: Use o Gerenciamento de Disco

O Gerenciamento de Disco é sempre uma boa opção para administrar o uso de suas partições ou discos. Para reduzir uma partição no Gerenciamento de Disco, basta seguir as etapas abaixo.

Observação: no Gerenciamento de Disco, você só pode reduzir partições que não tenham sistema de arquivos ou que usem o sistema de arquivos NTFS . Para obter mais informações sobre NTFS, basta conferir este post . Além disso, com esta ferramenta, você não pode reduzir uma partição além do ponto em que os arquivos que não podem ser movidos estão localizados.