O que é um sistema de arquivos Linux? Posso ler uma unidade Linux pelo Windows? Como faço para acessar arquivos do Linux pelo Windows 10? Muitos usuários procuram respostas para estas perguntas. Nesse artigo, a MiniTool vai analisar cada uma delas com você.

Se você utiliza uma distribuição Linux juntamente com um sistema Windows no seu notebook ou desktop, pode ser necessário acessar os arquivos Linux pelo Windows 10. Após analisarmos inúmeros relatos de usuários em fóruns, concluímos que as seguintes perguntas são feitas com maior frequência. Na parte seguinte, vamos explorá-las em detalhes.

O Que é o Sistema de Arquivos Linux

Para acessar arquivos Linux pelo Windows com sucesso, a primeira coisa que você deve saber é qual sistema de arquivos é suportado pelo Linux. Os Sistemas de Arquivos Linux mais comuns são Ext2, Ext3 e Ext4.

Atualmente, o Ext4 se tornou o sistema de arquivos padrão para a maioria das distribuições Linux, incluindo Debian e Ubuntu. Isso ocorre porque o Ext4 oferece mais flexibilidade para armazenar arquivos grandes do que outros sistemas de arquivos estendidos. Segundo o fabricante, o Ext4 pode suportar o armazenamento de um arquivo de até 16 TB e a criação de uma partição de até 1 EB.

Posso Acessar Arquivos do Linux pelo Windows 10?

Muitos usuários têm máquinas que utilizam o Windows 10 e o Linux com inicialização dupla ( dual boot ) ou discos rígidos formatados em Ext4. Então, aqui vem uma nova pergunta. Posso acessar arquivos do Linux pelo Windows 10? Como discutido acima, o sistema de arquivos Linux mais comum é o Ext4. Ou seja, você precisa ler o Ext4 no Windows se quiser acessar os arquivos do Linux.

No entanto, o sistema de arquivos Ext4 não é suportado pelo Windows. Ao clicar com o botão direito do mouse na partição Ext4, você verá que os menus Abrir e outras funções ficam acinzentados. Obviamente, você não poderá acessar os arquivos do Ubuntu diretamente no Windows. O que fazer quando você precisar ler uma unidade Linux no Windows? Por favor, continue lendo a parte a seguir.

não consigo ler partição Linux Windows 10

Como Acessar Arquivos do Linux no Windows 10

Como o Windows 10 não oferece nenhum método direto para acessar Ext4, você precisa utilizar algumas ferramentas profissionais para acessar arquivos do Linux pelo Windows. Aqui, resumimos os 4 melhores leitores de partição Ext4 no Windows.

1º Método. Use o MiniTool Partition Wizard Para Ler a Partição Ext4

O MiniTool Partition Wizard é um gerenciador de partições completo que suporta muitos sistemas de arquivos, incluindo FAT16/32, NTFS, exFAT, Ext2/3/4 e Linux Swap. Com este poderoso software, você pode formatar um disco rígido , converter NTFS em FAT, converter MBR em GPT , recuperar dados perdidos, migrar SO para SSD/HD , reconstruir o MBR e muito mais.

Download grátis Compre

Para acessar o Ext4 no Windows sem problemas, você pode torná-lo acessível formatando-o como NTFS. Embora a formatação exclua os dados do disco rígido, o MiniTool pode ajudá-lo a restaurar os dados da partição Ext4 para que você possa acessar os arquivos do Linux pelo Windows 10.

Parte 1. Leia a Unidade Linux no Windows

Siga as etapas abaixo para formatar a partição Ext4 como NTFS ou outros sistemas de arquivos suportados pelo Windows 10.

Passo 1. Inicie o MiniTool Partition Wizard para entrar em sua interface principal e, em seguida, clique com o botão direito do mouse na partição Ext4 no mapa de disco e selecione Formatar .

selecione Formatar no MiniTool Partition Wizard

Passo 2. Na janela pop-up, selecione NTFS no menu suspenso e clique em OK para continuar.

Passo 3. Clique no botão Aplicar para executar a operação.

formate Ext4 para NTFS usando o software MiniTool

Parte 2: Restaure os Dados da Partição Ext4

Agora, é preciso tornar o Ext4 acessível no Windows 10. No entanto, antes de proceder, você deve querer saber como recuperar os dados da partição formatada. O MiniTool Partition Wizard também pode ser usado para restaurar os dados da partição Ext4. Continue lendo.

Dica: O MiniTool Partition Wizard Free Edition não oferece suporte à recuperação de dados. Você precisa instalar uma edição profissional ou uma edição mais avançada para recuperar a partição perdida.

Compre

Passo 1. Na interface principal, selecione a partição que você acabou de formatar para NTFS e clique em Recuperação de Partição na barra de ferramentas superior. Clique em Avançar na janela pop-up.

clique em Recuperação de Partição

Passo 2. Escolha um intervalo de verificação com base em suas necessidades. Existem 3 opções de intervalos para verificar o disco, incluindo Disco Inteiro, Espaço Não-Alocado e Intervalo Específico . Aqui, usaremos Disco Inteiro como exemplo e clicamos em Avançar para continuar.

determinar o Alcance de Varredura

Passo 3. Selecione um método de verificação para fazer a varredura do disco e clique em Avançar para continuar.

selecione um método de escaneamento

Passo 4. Certifique-se de verificar todas as partições, incluindo partições existentes e partições excluídas/formatadas. Aguarde algum tempo até que a verificação seja concluída e clique no botão Concluir .

selecione todas as partições na lista e clique em Concluir

Passo 5. Clique no botão Aplicar para recuperar a partição formatada no disco rígido.

clique em Aplicar para recuperar partições perdidas

Agora, a partição formatada deve ser recuperada. Em seguida, você pode ler a partição Linux no Windows 10 e acessar seus arquivos.

Além disso, você pode experimentar mais outros três utilitários para acessar o Ext4 pelo Windows 10. Continue lendo!

2º Método. Use o Ext2Fsd

Ext2Fsd é um driver de sistema de arquivos do Windows que suporta os sistemas de arquivos Ext2/3/4. Ele permite que você leia a partição Linux no Windows 10 e acesse os arquivos do Ubuntu montando a partição Ext4 e atribuindo uma letra de unidade. Você pode configurar o Ext2Fsd para abrir a cada inicialização ou apenas abri-lo quando precisar.

Para acessar o Ext4 no Windows, siga as etapas abaixo:

Passo 1. Instale esta ferramenta no seu PC com Windows 10 e inicie o driver.

Observação: Se você não quiser iniciar o software automaticamente a cada inicialização, não marque a caixa de seleção Iniciar Ext2Fsd automaticamente quando o sistema for inicializado .